Tudo o que você precisa saber sobre o Instagram Reels Ads

Tudo o que você precisa saber sobre o Instagram Reels Ads

. 5 minutos para ler

O Instagram Reels é uma ótima forma de alcançar pessoas que ainda não conheciam a marca de forma orgânica. Agora, com os anúncios, as oportunidades são ainda maiores!

Após ver a popularidade do TikTok aumentar exponencialmente, o Instagram começou a investir com força no Reels. Inclusive, essa foi a maneira encontrada para competir com a rede vizinha, por isso, eles encorajam tanto o uso de vídeos curtos (e por encorajam eu quero dizer “dão uma preferência muito maior na distribuição deste tipo de conteúdo ao invés daquela imagem única que você criou com tanto carinho).

E agora, que tantas pessoas compraram a ideia, por que não monetizar? À medida que a popularidade do Reels cresce, o seu potencial como estratégia de marketing digital também aumenta e, para nossa alegria, o anúncio já está liberado!

Se você ainda não usa a ferramenta na sua estratégia, continue a leitura. Montei um compilado de tudo o que você precisa saber sobre o Instagram Reels Ads. Preparado(a)?

O que é Reels?

O “TikTok do Instagram” é uma funcionalidade que permite a criação de vídeos verticais de até 30 segundos (estão testando até 60”), mas diferente dos Stories, no Reels é possível gravar e editar conteúdos curtos, utilizando trechos de vídeos diferentes e adicionando efeitos sonoros e visuais para torná-los mais dinâmicos.

Uma das maiores vantagens, é que esta é uma ótima forma de alcançar não seguidores de forma orgânica. De acordo com o perfil e comportamento da sua audiência ou segmento de atuação, os resultados podem ser incríveis. Isso porque, qualquer pessoa pode descobrir marcas e criadores de conteúdo, basta clicar na aba “Reels” ou “Explorar”.

E por falar em “Explorar”, não se esqueça de usar as hashtags certas para aumentar o alcance do seu vídeo e fazer com que ele apareça nessa seção.

Passo a passo para criar um Reels:

  • Na página inicial do Instagram, clique na função Stories;
  • Na barra inferior da tela de Stories, escolha a opção Reels (fica ao lado direito);
  • Usando o botão central, comece a gravar seu vídeo (você pode gravar cenas diferentes ou buscar na sua galeria);
  • Com o vídeo finalizado, é possível escolher onde publicá-lo: nos Stories ou no feed principal.

E os efeitos?

Nessa mesma tela, você vai encontrar uma janela com quatro ícones no canto esquerdo, contendo alguns recursos que podem deixar o conteúdo mais interativo, como por exemplo:

  • Música, que permite selecionar uma trilha da biblioteca (bem completa por sinal);
  • Velocidade, que permite aumentá-la ou deixar em câmera lenta;
  • Efeitos, que são, basicamente, os mesmos dos Stories;
  • Timer, que gera um temporizador para auxiliar na coordenação de cada um dos takes.

O que é Instagram Reels Ads?

Os anúncios no Reels são bem similares aos Stories (vídeos verticais em tela cheia), a diferença é o tempo e a interação que o formato disponibiliza. Aqui é possível curtir, comentar e compartilhar, como se fosse um conteúdo orgânico, o único diferencial é a marcação “Patrocinado” no canto superior esquerdo e a presença de uma call to action.

Um ponto importante, é que os anúncios no Reels são exibidos nos mesmos locais onde os usuários consomem o conteúdo orgânico, então essa é uma grande oportunidade para as marcas serem criativas e captarem a atenção do público quando estiverem assistindo vídeos semelhantes. Ou seja, o ideal é que o seu anúncio não pareça um anúncio.

Como criar um Anúncio no Instagram Reels Ads?

Antes de se aventurar nos anúncios, eu realmente te aconselho a mergulhar na ferramenta e brincar com a criação de conteúdo.  Teste os diferentes efeitos e formatos disponíveis e veja o que funciona no orgânico. Isso vai te ajudar a descobrir se este formato realmente é o ideal para alcançar o seu público-alvo. Afinal, se eles não estão no Reels, pode ser um pouco solitário por lá. Agora sim, continuando…

Passo 1: Criativo

O primeiro passo é escolher o vídeo que será promovido. Lembrando que devem ser vídeos verticais, proporção de 9:16. Ah, e capriche na copy e na escolha do áudio, a ideia é que o anúncio se encaixe naturalmente no meio dos vídeos orgânicos (#infiltrado).

Passo 2: Gerenciador de anúncios

Com o conteúdo pronto, vá para o Gerenciador de Anúncios e clique em Criar. Em seguida, selecione um objetivo de negócios para o seu anúncio.

Segue lista de objetivos disponíveis para cada formato em anexo:

Fonte: Instagram Ad Objectives

O próximo passo é preencher, com muito cuidado, os detalhes da campanha, incluindo orçamento, cronograma, público-alvo, opções de entrega e, principalmente, posicionamento, que é onde será marcada a opção “Reels”.

  • Aproveitando que você já tá por aqui, que tal dar uma olhadinha no conteúdo que eu preparei sobre os pilares de uma campanha de sucesso? Ele pode te dar insights incríveis. Confia no pai!

Beleza, mas como criar “O” Anúncio no Instagram Reels Ads?

Bom, agora que você sabe o "básico", é hora de levar o anúncio ao próximo nível. Para isso, existem alguns passos que você deve seguir para conseguir se destacar nesse “mar” de “rios” (o trocadilho foi ruim, mas as dicas são boas, não desista!).

#1 De olho na concorrência

Seus principais concorrentes usam Instagram Reels? Caso a resposta seja sim, qual é o tipo de conteúdo que teve o melhor desempenho? Anote esses insights e use ao seu favor. Você pode até parecer um stalker, mas na nossa área essa prática é comum e tem até nome chique: BENCHMARKING.

#2 Instagram Insights

O Instagram oferece uma ferramenta analítica super útil (e grátis <3) que permite que criadores e empresas entendam melhor seu desempenho no Instagram. No Instagram Insights você terá acesso à métricas como reproduções, contas alcançadas, curtidas, comentários, salvos e compartilhamentos.

Com base nesses números, é possível identificar que tipo de conteúdo no Reels está funcionando bem para a sua audiência. Lembra que falei sobre mergulhar na ferramenta, testar diferentes abordagens? É sobre isso, sabe.

#3 Áudio & Legendas

Não é segredo que o Reels é uma resposta do Instagram ao TikTok e à popularidade que os vídeos curtos e dinâmicos ganharam. E é por isso que, assim como na rede vizinha, escolher o som certo para o conteúdo é fundamental. Metade da experiência do Reels está no áudio!

Outro ponto importantíssimo é a acessibilidade. Adicionar legendas é uma forma de permitir que todos possam interagir com o conteúdo.

#3 Seja objetivo (e criativo)

É muito fácil perder a atenção do usuário, por isso os vídeos precisam de foco (força e fé). Então, mesmo que o cliente queira divulgar várias informações diferentes em um único Reels, seja forte e explique a importância de manter a objetividade nesse tipo de conteúdo.

Outro ponto bacana é que a ferramenta se dá muito melhor com conteúdos divertidos e relacionáveis, aproveite para mostrar o lado criativo e divertido da marca. Conteúdo puramente promocional não se cria aqui (literalmente).

E aí, gostou das dicas?